sexta-feira, 13 de abril de 2012

porque o buda é gordo e as vezes magro!!!

Buda (que significa “iluminado”) conhecido, é o Siddhartha Gautama, um príncipe hindu que abandonou o conforto e a família para conhecer as misérias do mundo. Formou seguidores que levaram a coisa adiante, fundando uma religião: o budismo.

Isso, uns 400/500 anos antes de Cristo. Até aqui, pouco mais, pouco menos, muitos sabem.

Mas acontece que Buda, não é Buda. É buda. É adjetivo, veja você.. Siddhartha não foi o único buda, ou “iluminado”. Houveram budas antes e budas depois de Siddhartha.

Acontece que o budismo alastrou-se pelo Oriente, não ficou apenas na península indiana. “Subiu o morro” e aconteceu também na China. E na China, o padrão de “iluminado” é outro, pois lá não tinha o lance de jejuns.

O padrão de opulência, fartura, de esbanjamento de graças celestiais, era a obesidade. Num país rural com agricultura de subsistência, com muita gente para alimentar e pouca terra arável, o povo era naturalmente, magro. E gordos, só mesmo os nobres.

E o buda, só poderia ser representado por um balofo.

Conclusão :qual ocidental esteve pelo oriente e trouxe sua cultura para os reinos da Europa? Marco Polo, é claro. Certamente ele conheceu o buda (gordo) chinês, que foi a informação que trouxe para a Europa e vigora até os dias atuais.

Esse buda gordo que conhecemos não é o buda Siddartha Gautama. É um “simples” buda chinês Siddartha Gautama vivia a pão e água e era magro. Daí estátuas gordas e magras....

0 comentários:

Postar um comentário